Ao longo de uma das nossas aulas, um dos meus alunos me pediu como eu conseguia projetos e como ele podia conseguir também, visto que ele estava entrando agora no mercado.
Na hora a própria pergunta me deixou surpreso, pois não tinha pensado em como eu conseguia os meus projetos. Analisando um pouco, eu respondi para ele que eu não fazia nenhuma ligação para prospecção de cliente e que todos vinham por parte de parcerias com outros engenheiros, arquitetos, empreiteiros e profissionais ligados a alguma parte da construção civil.
Após mencionar isso, notei o quão importante eram esses meus parceiros e mais do que isso, o quão importante era fazer parcerias com outros profissionais. Mas essa parceria não se trata de troca de comissões ou algo do gênero, muito pelo contrário, se trata em ajudar e ter um parceiro tanto para melhorar a qualidade do produto, evitar um problema maior para o proprietário e para solucionar algum tipo de dúvida quando necessário.
Dentro da construção civil, temos inúmeras situações onde não saberemos como agir, tanto por falta de experiência como por realmente não ter uma opinião formada sobre tal assunto e por mais estranho que isso possa parecer, tudo bem você não saber, isso não é errado. Errado é prosseguir com uma decisão que você mesmo não acredita, por medo de pedir ajuda, uma consultoria ou fazer uma ligação para um parceiro e proporcionar uma construção de má qualidade ou até mesmo arriscar a vida de alguém.
"Errado é prosseguir com uma decisão que você mesmo não acredita..."
Você não precisa saber de tudo e nem deve. Mas ter alguém para te auxiliar em uma situação que você não sabe, com certeza vai te ajudar a conseguir o melhor resultado em qualquer situação e ainda gerar um parceiro para quando você precisar.
Gabriel Comerlato Costa
Comments