top of page

COMERLATO

ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

Acesse o nosso site e conheça mais sobre o nosso escritório e faça

um orçamento gratuito.

A maneira correta de escorar estruturas em balanço!



Os escoramentos, ou cimbramento, são um tipo de estrutura provisória que sustentam as fôrmas que vão receber e dar forma ao concreto ainda sem resistência.


Quando o concreto inicia o procedimento de pega, ele começa a adquirir uma resistência que, conforme o tempo, permite a retirada do sistema de escoramento, conforme planejado pelo responsável técnico.


A definição na questão do que é o escoramento é relativamente simples. Entretanto, alguns pontos precisam ser reforçados quando mencionado o escoramento em situações de estruturas em balanço e as maneiras corretas de como devem ser escoradas.


Em uma situação de laje em balanço, a estrutura é resistida por sua armadura negativa (que é a armadura principal). Assim, diferente da retirada do escoramento "usual", pelo meio da estrutura, neste caso a situação deve ser totalmente ao contrário.


O procedimento de retirada do escoramento para lajes em balanço devem ser de fora para dentro. Isso significa que as escoras mais próximas ao balanço devem ser retiradas antes até as escoras próximas ao apoio.


"O procedimento de retirada do escoramento para lajes em balanço devem ser de fora para dentro."


Mas por que isso deve ser feito? Como a estrutura está em balanço, a armadura que absorve e resiste aos esforços é a armadura negativa da laje. Assim, retirando o escoramento do balanço da parte de "fora" para "dentro", esse valor vai aumentando gradativamente e é resistido pela armadura negativa, previamente calculada para isso.


Entretanto, caso o procedimento fosse efetuado do meio para as pontas dos apoios, teríamos uma situação perigosa. Pois como a armadura principal é a armadura negativa, neste caso de retirada de escoramento, a armadura solicitada para resistir aos esforços seria a armadura positiva (que provavelmente é uma armadura mínima, devido aos baixos esforços). Assim, essa armadura seria altamente solicitada e como não foi dimensionada para resistir a esses esforços, pode gerar o colapso da estrutura.


A retirada de escoramentos é algo sério e deve-se analisar e prescrever via projeto como deve ser feito. Assim, sabemos como evitar o erro de escoramento neste tipo de estrutura e a maneira correta de solucionar e evitar qualquer tipo de problema, fazendo com que a estrutura atue e funcione apenas da maneira que realmente foi prevista.


Gabriel Comerlato Costa

5.468 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você pode nos encontrar no Rio Grande do Sul na Avenida Júlio de Castilhos, nº 1259, Sala 504, Centro, Caxias do Sul - RS, em Santa Catarina em Rua Felipe Camarão, 71, Anita Garibaldi, Joinville, SC ou pelos nossos contatos abaixo.

Site     |     Facebook     |     Instagram     |     LinkedIn     |     Google Maps     |     E-mail​     |     Telefone

bottom of page