Armadura Transversal (estribos) em pilares: para que servem?
- Gabriel Comerlato Costa
- 14 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Você sabe qual a real importância dos estribos nos pilares? Não?! Então continua lendo o nosso texto que nós vamos te explicar tudo.
Quando o pilar sofre esforços de compressão, ele é solicitado lateralmente devido aos esforços de tração, podendo ocorrer o fenômeno denominado flambagem, conforme ilustrado na figura abaixo:

Figura 01: Efeitos da flambagem em um pilar.
Para conter esse efeito, é utilizada uma armadura específica, os famosos estribos ou armadura transversal (é o mesmo nome). A principal função dos estribos nos pilares é combater essa flambagem da armadura longitudinal além de auxiliar no método construtivo das armaduras do pilar.
A NBR 6118 ressalta que para garantir essa proteção você deve seguir alguns parâmetros, são eles:
Para avaliar o DIÂMETRO (Ø) da armadura utilizada, deverá respeitar o maior dos dois valores:
1) Não pode ser inferior a Ø 5mm;
2) ¼ do diâmetro da barra longitudinal (Øl).
Para o ESPAÇAMENTO entre eles, é recomendado adotar o menor dos valores abaixo:
1) 20 cm;
2) Menor dimensão do pilar;
3) Para barras CA-25 = 24 x Armadura longitudinal.
- Para CA-50 = 12 x Armadura longitudinal.
É importante salientar que esse procedimento citado acima é válido único e exclusivamente para pilares que sofrem apenas compressão.
Para pilares que são submetidos à tração ou que sofrem ações externas, como: vento, empuxo e similares, a avaliação acima é realizada, mas é preciso verificar os esforços cortantes que surgem devido à estas solicitações e se há necessidade de armaduras superiores aos calculados.
Eai, você sabia que os estribos tinham essa finalidade? E se você quer saber mais sobre isso, é só conferir o item 18.4.3 da norma NBR 6118 - “Estruturas de concreto armado - Procedimento”.
Um abraço,
Engº Gabriel Comerlato Costa
CREA 237141 RS
@comerlatoengenharia | @vivaexpy | @lato.academy