Em algumas situações de obra, pode acontecer de ser necessário emendar uma barra de aço em outra. Normalmente quando utilizado um software para dimensionar e detalhar as estruturas ele mesmo já especifica esse transpasse para emendar. Mas em alguns casos, isso irá acontecer na obra e você precisa saber como resolver a situação sem ter um programa por perto.
Mas como eu resolvo isso? Na grande maioria dos transpasses, colocam-se as armaduras a serem ligadas, amarradas com arame recozido nº 18 e quem vai fazer a união dessas duas barras será o concreto. Entretanto, esse transpasse entre as armaduras vária conforme o tipo de concreto e também do aço utilizado.
Na tabela* abaixo, é possível ter uma noção de como essa largura de transpasse vária conforme o concreto e o aço em condições boas de ancoragem:
- O diâmetro (diam.) do aço é sempre o da maior barra.
Como exemplo, imagine uma barra de 12.5 de diâmetro (CA50) e o concreto com resistência (Fck) de 25 MPa. Logo, teríamos que ter um transpasse de pelo menos 47,5 cm:
= 38 x 1,25 = 47,5 cm!
Utilizando essa tabela fica bem mais simples de fazer os transpasses de armadura sem ter que se preocupar com um programa!
*Método de cálculo das emendas apresentadas pelo Engº Manoel Henrique Campos Botelho, no livro Concreto Armado, Eu te amo.
_______________________________________
Se você gostou desse conteúdo, conheça também os nossos treinamentos com nota máxima voltados para área de estruturas:
1) Leitura e Interpretação de Projetos Estruturais: https://www.udemy.com/course/projeto-estrutural-leitura-e-interpretacao/?referralCode=79A5D1ADFE24BB6CB093
2) TQS Básico - Cálculo Residencial: https://www.udemy.com/course/tqs-calculo-residencial/?referralCode=301D535180108E202246
3) Projeto Estrutural de Fundações - Sapatas: https://www.udemy.com/course/calculo-estrutural-de-sapatas/?referralCode=EC29F59777447CE7D92B
Obrigado,
Comerlato Engenharia de Estruturas + LATO Academy
Engº Gabriel Comerlato Costa