Em uma certa obra, durante o plano de concretagem o mesmo teve que ser interrompido. Esse interrompimento aconteceu por problemas na própria bomba de concretagem e foi solucionado de maneira rápida, mas poderia acontecer por um tempo muito maior ou em outras situações, como pela demora da concretagem de alguns elementos, falta de concreto na obra ou por inúmeros outros problemas.
Mas aconteceu essa parada que era imprevista na obra. Assim, tivemos que parar a concretagem em um determinado elemento para prosseguir apenas após o concerto da bomba. Mas o que deve ser feito após essa parada da concretagem para evitar problemas?
Bom, existem algumas coisas que precisam ser verificadas antes de proceder com isso:
1) Considerar a necessidade de reforçar os escoramentos, principalmente para evitar algumas flechas imprevistas;
2) Quando retomada a concretagem, é importante corrigir falhas geradas por essa parada, assim é sugerido limpar as juntas de concretagem com lava jato (água em alta pressão) e picotar a superfície do concreto para aumentar a área de atrito entre o concreto "velho" e o "novo";
3) Lançar o concreto novo no local de contato, na junta. Além disso, em algumas situações torna-se necessário o estudo da aplicação de produtos químicos para auxiliar a ligação (junta) não prevista;
4) Em algumas situações para melhorar a aderência entre essas peças, são colocadas barras de aço na área da junta, assim essas servirão como amarração para a nova camada a ser lançada.
Claro que existem diversas outras situações de interrompimento de concretagem que você pode vir a passar. Entretanto, seguindo essas verificações provavelmente você evitará a maioria dos erros quanto a paralisação da concretagem na sua obra.
Gabriel Comerlato Costa
Comentarios