Escuto frequentemente, de diversas pessoas, mesmo fora da área da construção civil, que a faculdade não ensina para a vida, que os exemplos não são reais o suficiente ou não abordam com a complexidade adequada o que uma situação real cobra. E se você pensa desse jeito, eu te entendo, pois eu também penso assim.
Infelizmente, eu achava que a faculdade ia me trazer todo conteúdo que eu precisasse para ser um profissional da área de engenharia civil. Minha inocência de calouro me iludiu e notei que precisava de muito mais do que a faculdade tinha a oferecer para conseguir me sentir seguro o suficiente para atuar na minha profissão.
"Infelizmente, eu achava que a faculdade ia me trazer todo conteúdo que eu precisasse para ser um profissional..."
Quando menciono isso, não quero dizer que a faculdade não ensina ou não traz conteúdo relevante para a formação. O que eu quero dizer é que as situações reais são muito mais complexas e avançadas do que aprendemos. E talvez até pela questão da carga horária de uma faculdade, não é possível passar esse conhecimento.
Mas o que eu quero dizer com tudo isso? Que hoje não seremos um profissional qualificado para o mercado, se apenas esperarmos receber o conteúdo padrão de uma cadeira de estruturas. O mercado está em crescente mudança, há diversos tipos de soluções que não são vistas e que podem ser muito mais econômicas e precisamos ir atrás deste conhecimento. Cursos, consultoria, workshop, conferências, grupos de estudos, há diversas maneiras para que nós possamos nos qualificar ainda mais para o mercado atual e que aí sim, conseguiremos agir da melhor maneira possível.
O profissional de hoje é um eterno aluno, que sempre está buscando aprender e se aperfeiçoar, para conseguir entregar o melhor resultado para o mercado!
Gabriel Comerlato Costa
Comments